O processo de implantação de condomínios passa por vários processos importantes. Lidar com documentos, leis e exigências técnicas é algo muitas das vezes bem difícil. Por isso, uma assessoria condominial torna-se de extrema importância, sobretudo para que todas essas etapas sejam realizadas com sucesso.

Faz toda a diferença contratar uma empresa para lidar com questões mais burocráticas e administrativas do local. Aliás, ela também ficará responsável por avaliar o lado financeiro do condomínio, bem como pelo jurídico. 

Além disso, uma assessoria condominial aumenta a segurança tanto do síndico, quanto dos condôminos, que podem contar com uma empresa profissional. Ou seja, qualquer problema, pode-se recorrer à empresa, seja para buscar uma solução ou até mesmo uma assessoria.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o porquê deve contratar uma administradora de condomínios para lidar com esse processo de implantação de condomínios, daremos alguns motivos para você entender a importância da assessoria condominial. Mas por enquanto, entenda mais sobre esse processo.

 

 

 

Assessoria condominial: como ela auxilia o condomínio?

 

Não é nenhuma novidade a importância de uma assessoria condominial em todas as etapas do condomínio, desde a implantação até os processos seguintes. É a empresa contratada que ficará responsável por deixar tudo funcionando em conformidade.

Por isso, a etapa inicial é uma das que devem ser levadas em consideração. Isso porque é nesse momento que ocorre o desenvolvimento do projeto e são vistas as operações viáveis. Então, é necessário que questões técnicas, jurídicas e financeiras tenham o aval de uma assessoria.

Sendo assim, a empresa contratada fica com a responsabilidade de lidar com processos mais burocráticos, tais como documentação, entrar em contato com órgãos governamentais, entre outras obrigações. Ou seja, a assessoria condominial, como o próprio nome diz, dá todo o suporte antes e depois do imóvel ser ocupado.

Outrossim, a administradora ainda lida com as obrigações internas de elaboração de regimento, realização de reuniões e cobranças. O objetivo nesse momento inicial é seguir as diretrizes e regras, para que não hajam problemas futuros.

 

 

 

Benefícios da assessoria condominial

Sem dúvidas, é de suma importância ter uma assessoria condominial cuidando das etapas de implantação de um condomínio. Para que você entenda melhor, listamos alguns benefícios desse tipo de serviço:

 

 

 

  • Ela conhece as regras de implantação

 

Vamos supor que você seja o proprietário de um condomínio, mas não faz ideia dos trâmites necessários para regularizar um condomínio. Embora você saiba que existem questões técnicas importantes, algo pode passar despercebido e causar uma grande dor de cabeça mais adiante.

Então, para evitar isso, contrate uma empresa que saiba o que está fazendo. Uma administradora de condomínios conhece todos os processos para a implantação de um condomínio e será fundamental em praticamente todas as etapas.

Além disso, uma administradora ainda evita que um profissional contratado fique sobrecarregado de demandas que não conhece. Portanto, ao deixar tudo nas mãos da administradora, você terá certeza de que a implantação será um sucesso.

 

 

 

  • Auxílio ao síndico em momentos de necessidade de representante legal

 

Ao ser o conhecedor de todos os passos da implementação, a administradora ainda pode auxiliar o síndico em momentos de representação do condomínio. 

Por exemplo, se você é dono de um condomínio e precisa tratar de negócios com a receita federal, poderá solicitar um auxílio da administradora. Ela te explicará todos os pormenores sobre taxas, impostos e outras cobranças. Fazendo com que você vá muito mais confiante para a audiência.

Ademais, a empresa ainda poderá contar com explicações e consultorias no momento de recolher impostos e elaborar documentos. Sem dúvidas, essa contratação é a melhor opção para o condomínio.

 

 

 

  • Contratação de serviços

 

Todo condomínio precisa de profissionais para manter a ordem e a organização, como porteiros, auxiliares de limpeza, entre outros. Mas, como escolher essas pessoas essenciais?

Por ser especialista nesse ramo, a administradora ficará responsável por contratar bons profissionais para trabalhar para o condomínio. Ou seja, ela é a empresa mais indicada para reconhecer profissionais responsáveis e atuantes.

 

 

 

  • Demandas administrativas e internas

 

Além da parte da implantação, a administradora ainda poderá ficar com o condomínio no controle do jurídico, do financeiro e sobretudo da área administrativa. Ou seja, ela será responsável pelo contato com funcionários, fornecedores, pagamento de contas e outras funções administrativa de extrema importância.

Ou seja, o síndico não ficará sobrecarregado, pois haverão outros profissionais auxiliando na administração do condomínio. Sendo assim, cada um ficará com as suas próprias demandas e não terão outras extras.

Além disso, é a administradora quem fará as devidas cobranças aos condôminos que estiverem inadimplentes. Essa é uma atividade não muito desejada pelos síndicos e pode causar até um certo constrangimento para ele. Então, quando há uma terceira pessoa, o contato fica mais facilitado.

Portanto, quando há uma empresa mediando, o condômino entende a importância de pagar em dias e o síndico se exime dessa obrigação. É muito comum contratar empresas para elaborar listas com nome de moradores e realizar cobranças. Dessa forma, ninguém se sentirá ofendido por estar sendo cobrado ou por cobrar.

 

 

 

  • Administração de pessoal

 

Todo condomínio possui regras de convivência, prazos de pagamentos e recolhimento de impostos, entre outras coisas que são datadas. Por exemplo, como fazer para recolher o FGTS dos funcionários e outras questões voltadas ao INSS? Melhor forma de resolver isso é contratando uma administradora de condomínios.

Essa empresa será fundamental para auxiliar os processos internas, descobrir falhas e fraudes nas auditorias e até mesmo promover melhorias contínuas. Ademais, se há alguma desconfiança nos cálculos financeiros, a administradora cuidará desse problema.

Mas antes de tudo, é importante que você faça uma pesquisa e selecione as melhores administradoras da sua cidade. Converse com condôminos e contratantes e descubra sobre a reputação dela. Só assim você saberá qual a empresa que atenderá melhor às suas expectativas.

A contratação de uma administradora para o condomínio só traz benefícios para o contratante. Mas, se após essa explicação, você ainda tiver dúvidas sobre a importância da assessoria condominial no momento da implantação de condomínios, entre em contato com alguma empresa do ramo e tire as suas dúvidas.

 

Precisa de ajuda?