A realização de obras sempre deixa no ar aquela tensão do: “será que vão aparecer problemas? ”. E quando se trata do coletivo, como o caso da moradia em condomínio, a tensão é ainda maior. Mas contar com uma assessoria condominial, pode fazer com que esse período seja facilitado para a vida do síndico, que não terá que lidar sozinho com as intercorrências que normalmente envolvem esse momento.

Prestadores de serviços que não respeitam regras, demora no prazo acertado, reclamação de condôminos… A lista é grande de situações que podem gerar uma série de conflitos durante o período de obra no condomínio. É por isso que se precaver, contando com uma ajuda especializada, pode tornar um período tenso, mais leve e livre de situações que tornem a moradia desagradável.

E vamos combinar que, se você é síndico e precisa dar conta de tudo isso sozinho, a tarefa é duplamente mais difícil. Entenda agora como contar com a mediação de uma assessoria condominial pode determinar o sucesso dessa jornada!

 

 

 

 

O síndico não precisa cuidar de tudo sozinho

 

Perceber o problema, buscar profissionais, equilibrar orçamento e aprovar com a vizinhança é uma tarefa árdua. Até porque, enquanto tudo isso precisa se resolver, as necessidades recorrentes do condomínio também estão acontecendo. E agora, o que fazer? Esse é o momento que, você como síndico, precisa admitir que não consegue dar conta sozinho. A assessoria condominial é como ter um time de especialistas conduzindo você. Além de oferecer mais organização, também é um alívio para que o síndico consiga ter uma gestão equilibrada, sem perder a vida social. Afinal, ninguém deseja isso, não é mesmo?!

Uma equipe de assessoria condominial vai lhe auxiliar em questões importantes da realização de obra. Dentre elas:

 

 

 

·        Levantar orçamento:

 

Precisar tirar um tempo em meio a rotina pesada de casa e do trabalho, não é nada fácil. Porém, antes de realizar uma obra a parte de levantamento de orçamento é essencial para ter o melhor custo-benefício. Um olhar apurado de um profissional de qualidade pode contribuir bastante, além de conseguir fazer essa atividade muito mais rápido do que uma pessoa sem conhecimento no assunto faria. Você irá precisar apresentar todos os detalhes do orçamento e justifica-los para aprovação dos moradores. Então, quanto mais profissional ele for, melhor! Agora imagine ter uma equipe para realizar essa ação por você, você não precisaria rodar diversos pontos da cidade ou perder tempo com pesquisas.

 

 

 

 

·        Contratação de mão de obra:

 

Um ponto que exige cuidado e indicação segura. Durante um período significativo, pessoas desconhecidas estarão circulando pelas áreas do condomínio, sendo assim, contar com profissionais sérios é imprescindível. Os assessores pesquisam as empresas mais conceituadas do mercado e auxiliam você a contratar os profissionais mais qualificados para a realização da obra. É uma garantia a mais de que as semanas seguintes não serão de dor de cabeça!

 

 

 

 

·        Aviso prévio dos moradores:

 

É claro que para evitar conflitos, os moradores precisam ser avisados com antecedência sobre o dia de início da obra, as etapas dela e previsão de término. Além da reunião convencional, avisos no elevador e até mesmo correspondências direcionadas para cada apartamento, reforçam o lembrete. Diminuindo assim o ruído e problemas na comunicação com os condôminos. Nem sempre o síndico tem tempo hábil para redigir as circulares, é por isso que contar com o auxílio de uma assessoria condominial facilitará essa etapa, além de ajudar a não esquecer itens importantes para os avisos.

 

 

 

 

·        Acompanhamento da obra:

 

E quem acompanhará a obra? Uma excelente forma de evitar conflitos é estar presente na obra para identificar possíveis problemas antes dos moradores. Mas nem sempre é possível que o síndico tire um tempo para essa tarefa já que, na maioria das vezes, possui um trabalho fora do condomínio. Ter um profissional na administração do empreendimento, atento ao trabalho durante a obra é um diferencial importante. Imprevistos surgem, material falta, um apartamento pode ser danificado e, quanto mais cedo o ocorrido for resolvido, melhor para evitar que ele cresça.

 

 

 

 

Onde encontrar uma assessoria condominial?

 

Se convenceu de que ter a ajuda de uma assessoria facilitaria e muito a sua vida e a organização do seu condomínio em tempos de obra? Agora é a hora de recorrer a uma e conhecer os modelos de gestão oferecida. Você irá perceber que há diversos formatos, como a gestão parcial e total, em que na primeira o síndico escolhe quais áreas será de competência da assessoria. O importante é que você escolha a que mais se adequa na realidade do seu condomínio e passe a ter dias ainda mais tranquilos de convivência entre os condôminos.

Precisa de ajuda?