Você sabe a importância da assessoria condominial? Muitos desconhecem os benefícios de contratar uma. Mas o fato é que a tarefa de administrar um condomínio é muito difícil.

Existem muitos desafios ligados à vida urbana, e um deles está ligado à moradia. Hoje em dia os condomínios mesclam outras atividades como serviços, comércio, área de estacionamento, entre outros.

A gestão de um condomínio se assemelha a de uma empresa. Isso porque existem diversos setores que devem ser levados em consideração, como o financeiro, manutenções, legislação, etc, tal qual uma empresa.

Todas essas responsabilidades ficam nas mãos do síndico, que precisa lidar sozinho com todas essas demandas e responsabilidades. O papel dele é fundamental para a organização e estrutura de qualquer condomínio.

É o síndico quem verifica as necessidades dos moradores, intermedia conflitos internos e faz valer as normas e regulamentos que são pré estabelecidos.

Por isso, dizemos que sua função não é apenas evitar conflitos ou manter a estrutura do condomínio. Ele também tem a função de coordenar as responsabilidades fiscais, administrativas e jurídicas. Portanto, fazer uma boa gestão é algo muito mais difícil do que se pensa.

Por esse motivo, as administradoras de condomínio podem surgir como um plus a mais na tentativa de organização. Elas surgem como um apoio, ao realizarem uma assessoria condominial que pode ajudar bastante na administração de um espaço.

 

 

Por que é importante contratar um serviço assessoria condominial?

 

Por conta de mudanças na legislação brasileira, os condomínios têm precisado também se adaptar às novas regras. Agora os condomínios têm tido muito mais responsabilidades, e por esse motivo, faz-se necessário a contratação dos serviços de profissionais especializados em assessoria condominial.

As administradoras de condomínio que oferecem esse serviço de assessoria condominial tem conhecimentos a respeito das burocracias e trâmites que envolvem a gestão de um condomínio.

Ademais, elas podem oferecer as melhores soluções para condomínios que não sabem como lidar com questões mais processuais. E é aí que entra a importância de realizar uma assessoria condominial.

Através da assessoria condominial, o síndico poderá ter um suporte para questões do dia a dia. Outrossim, o gestor do local entenderá melhor como monitorar a folha de pagamento dos colaboradores ou simplesmente fazer a prestação de contas, que é algo importantíssimo.

A assessoria condominial também é fundamental pois contribui com a saúde da economia do prédio. Ou seja, ela é importante com rotinas como emissão de boletos, taxas condominiais e outras tarefas que facilitam bastante a atuação do síndico.

Mas é necessário salientar que a administradora não pode decidir por nada dentro do condomínio. Ela pode no máximo auxiliar os processos e contribuir para que todas as ações sejam implementadas corretamente.

Portanto, se você espera que a assessoria condominial promovida por uma administradora resolva todas as questões do condomínio, você está muito enganado. O simples fato dela atuar no condomínio como uma espécie de consultoria, não exime as responsabilidades do síndico e dos moradores como um todo.

 

 

Quem faz parte de uma administradora de condomínios?

 

Agora que você já sabe a importância da assessoria condominial, é importante também que você entenda como os profissionais que atuam nela podem te ajudar.

O corpo de funcionários de uma administradora é composto por profissionais, fornecedores e parceiros em diversas áreas que são requeridas num condomínio. Por esse motivo, o síndico poderá se despreocupar e não precisará correr atrás de outros profissionais para lidar com suas demandas.

Geralmente, esses profissionais atuam na prestação de serviços em outros locais. Portanto, esse é um ponto positivo, uma vez que eles terão experiência e saberão como atuar no seu condomínio em específico.

 

 

O que a assessoria condominial pode fazer pelo seu condomínio?

 

Conheça agora as vantagens ao aderir ao sistema de gestão parcial de condomínios.

 

  • Demandas judiciais

Como dissemos no decorrer deste artigo, a administradora poderá incorporar algumas funções do síndico e realizar cobranças ou até mesmo notificações judiciais para aqueles moradores que estejam inadimplentes.

 

  • Comunicação

O assessor também poderá elaborar atas, circulares, editais e outros documentos que sirvam de comunicação para os fornecedores e condôminos. Eles serão intermediadores que podem impedir o surgimento de alguns problemas.

 

  • Análise de documentos

Você não faz a menor ideia de como lidar com documentos e contratos? Uma assessoria condominial pode te ajudar nisso. O assessor verifica os registros, documentos, contratos e os mostra ao síndico, indicando os detalhes de casa cláusula.

 

  • Assessoria em assembleias

O momento da prestação de contas possivelmente é o mais tenso para muitos síndicos. Por isso, esse profissional de assessoria pode ser útil nesse momento. Ele produzirá as atas e ajudará o síndico a gerir uma assembleia, sem maiores problemas.

 

  • Consultoria

Como o próprio nome revela, uma assessoria também tem a função de consultoria. Ela pode muito bem aconselhar o síndico nas questões administrativas e ensiná-lo a agir como um mediador de conflitos e crises.

 

 

Contrate uma empresa confiável

 

Estas são apenas algumas vantagens de se contratar uma administradora especializada em assessoria condominial. Embora muitos acreditem que essas empresas atuem apenas no controle da vida financeira do condomínio, essa é uma atividade que também engloba a atuação de advogados com especialização na área de condomínios.

Portanto, o síndico profissional, que é aquele que já se elegeu várias vezes, poderá contratar os serviços da assessoria condominial com o objetivo de melhorar o seu desempenho. É uma via de mão dupla, onde tanto o síndico quanto os condôminos são beneficiados.

Por esse motivo, conheça as empresas que já atuam no mercado há um tempo. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço.

 

 

Precisa de ajuda?