A assessoria condominial engloba várias ações com o objetivo de atender as necessidades do síndico e dos condôminos. Exercida, em geral, por Contadores, Administradores e Advogados, esse trabalho especializado também inclui dar suporte para a gestão com a finalidade de atender as demandas operacionais e administrativas.

O síndico possui um papel importante na gestão de condomínio e suas tarefas, do mesmo modo, integram uma série de ações essenciais. Mas o desempenho dessa função também tem limitações. Por esse motivo, o trabalho da gestão total de assessoria condominial torna-se imprescindível para auxiliar o síndico.  

 

 

 

 

Por que investir na gestão total de assessoria condominial?

 

A assessoria condominial é importante para a melhor execução das ações administrativas, bem como para evitar problemas ou erros nos trabalhos do síndico. Investir nessa atividade é indispensável ainda por auxiliar em funções importantes de interesse dos condôminos.

O síndico desempenha ações como: cobrar os inadimplentes, manter em dia os débitos do condomínio, contratar funcionários e entre outras responsabilidades. Cumprir todas as funções e exercer as atividades de maneira eficaz pode ser trabalhoso. Por isso, entenda as 5 razões do porquê adotar a assessoria condominial como gestão para auxiliar o síndico

 

 

 

  • Cobrança de inadimplentes

Um dos assuntos que, em geral, está entre os motivos de conflitos na administração condominial é a gestão da inadimplência. A falta de pagamento das contas e a quitação de despesas fora da data de vencimento pode se tornar um dos grandes problemas para a gestão financeira. 

O síndico que deseja otimizar o seu trabalho de gestão, principalmente por motivos como a cobrança de inadimplentes, pode solicitar o trabalho da assessoria condominial. O profissional contratado auxilia em ações para respaldar as operações de cobrança com a finalidade de evitar problemas de conflito de interesses. 

 

 

  • Trabalhos de comunicação

Entre as razões para investir na assessoria condominial está o trabalho de comunicação que o assessor exerce. O profissional fica responsável em elaborar documentos como editais e atas, além de outros materiais que visam estabelecer a comunicação entre moradores e fornecedores. 

 

 

 

  • Atividade de intermediação

Além de auxiliar no trabalho de comunicação, a assessoria condominial também é capaz de auxiliar o condomínio e o síndico, ao desempenhar um papel de intermediador. Nesse sentido, o assessor responsável pode, por exemplo, participar de reuniões, ou até mesmo, comparecer em audiências. 

 

 

 

  • Consultoria especializada

Para quem deseja aprimorar a gestão, bem como ter o trabalho bem desempenhado é importante contar com apoio de consultoria. Existem síndicos profissionais e aqueles que foram eleitos, mas não possuem nenhuma experiência na função. Para ajudar nas atividades contar com a assessoria é fundamental.

Quando é estabelecido o acordo entre o síndico e o profissional assessor, esse último pode dar consultorias e explicações sobre diversos temas que incluem as atividades administrativas do condomínio. Essa ação é importante para estabelecer de forma prévia um plano de ação. 

 

 

E o seu condomínio, já possui assessoria condominial? 

 

Precisa de ajuda?